Perguntas gerais sobre o sistema de transporte
1 - A ATP também representa as empresas de ônibus da região metropolitana e as lotações?
Não. A ATP representa somente as empresas privadas de ônibus de Porto Alegre.
2 - Qual a diferença entre ATP e Seopa?
A ATP é a Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre. É uma entidade sem fins lucrativos que representa as 11 empresas privadas de ônibus de Porto Alegre. Já o SEOPA é o Sindicato das Empresas de Ônibus de Porto Alegre. O SEOPA é o representante legal das empresas de ônibus no episódio de reajuste da tarifa e na negociação de dissídio dos rodoviários.
3 - Quantas empresas de ônibus existem em Porto Alegre e quais são?
São 11 empresas privadas e 1 pública.
– Consórcio Mob: empresas Sopal, Nortran e Navegantes
– Consórcio Vialeste: empresas Vap e Presidente Vargas
– Consórcio Mais: empresas Sudeste e Gazômetro
– Consórcio Viva Sul: empresas Trevo, VTC, Belém Novo e Restinga
– Empresa pública Carris
4 - Quantos ônibus existem na frota de Porto Alegre?
São 1.063 veículos, sendo que 850 são referentes às empresas privadas (dado tarifa 2022).
5 - Qual a média mensal de passageiros nos ônibus de Porto Alegre?
A média mensal de passageiros em 2022 foi de 12,7 milhões.
6 - Como solicitar autorização para colocação de cartazes nos ônibus?
Qualquer cartaz ou material fixado no interior do ônibus deve ser autorizado pelo órgão gestor, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Nesse caso, se houver interesse, o contato deve ser feito diretamente com a EPTC.
7 - Como fazer anúncio na parte traseira do ônibus (busdoor)?
A comercialização desses espaços nos ônibus das empresas privadas é feita pela LZ Publicidade. Por isso, o contato deve ser diretamente com a agência (fone 51 3481.4488). Para informações sobre busdoor nos ônibus da empresa pública, falar diretamente com a Carris (fone 51 3289.2100).
8 - Qual o lucro das empresas de ônibus?
O lucro determinado no edital de licitação é 7,24% (taxa de remuneração do serviço).
09 - Quando serão implantadas novas tecnologias em toda a frota como GPS, reconhecimento facial e câmeras de segurança?
Todas essas tecnologias já estão implantadas. O reconhecimento facial começou a ser implantado no final de 2017 e está em toda a frota da cidade. O sistema de GPS e o monitoramento por câmeras foram implantados, em 100% dos ônibus, em 2019.
10 - O que é feito com o dinheiro arrecadado previamente com a venda de créditos?
O valor é utilizado para manter funcionando a operação do sistema de bilhetagem eletrônica que foi financiado pelas empresas de ônibus e implantado a um custo inicial estimado em R$ 100 milhões. O investimento necessário para dar continuidade a esse serviço inclui contratação de mão de obra, aquisição de tecnologia, manutenção da estrutura dos postos do TRI e das garagens, compra de equipamentos, manutenção de links de redes e data center, entre outros. Todo esse investimento é de responsabilidade das empresas de ônibus, pois não é considerado na tarifa. Importante ressaltar que todas as informações de usos e cadastros da bilhetagem eletrônica são geridas e fiscalizadas pelo órgão gestor, a EPTC.
11 - Qual o destino da arrecadação com publicidade nos ônibus?
Dentro dos ônibus das empresas privadas não há publicidade. Todos os cartazes colocados no interior dos veículos passam por autorização da EPTC e não há cobrança dessa divulgação. A única forma de arrecadação com publicidade ocorre através do busdoor (espaço localizado na parte traseira dos ônibus). Essa arrecadação é destinada a um plano de saúde complementar dos rodoviários. A ATP não recebe nenhum valor. O repasse é feito diretamente da agência que comercializa os espaços para o plano de saúde.