Em uma parceria entre a Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) e a Prefeitura de Porto Alegre, os ônibus da capital passarão a circular com um cartaz que incentiva a denúncia em casos de abuso sexual dentro do coletivo. Toda a frota, a partir de 3 de abril, estará com este material que traz os números da Polícia Civil, Brigada Militar , Guarda Municipal e Disque Denúncia.
“Sabemos que a campanha não impede que casos de abuso aconteçam, fora ou dentro do coletivo, mas a intenção é que eles não passem impunes e que as pessoas reflitam sobre a importância de denunciar, tendo informação também sobre os canais a recorrer”, enfatiza a presidente da ATP, Tula Vardaramatos.
O mote da campanha é “no ônibus o abuso não passa livre”. Além da frase de destaque, o cartaz estimula a denúncia lembrando que abuso sexual é crime. Para exemplificar de forma mais didática, foram colocados desenhos que simulam casos de assédio, como tocar o corpo de alguém sem consentimento e de forma abusiva, fotografar partes do corpo de uma pessoa ou mesmo proferir falas ofensivas e impróprias.
O cartaz, neste formato, ficará na frota por três meses, mas a ideia da ATP é que a campanha se prolongue através da fixação de adesivo nas janelas dos ônibus.