Cartão de passagens poderá receber créditos para até dez viagens, sem prazo de validade. Venda começa de forma experimental em 11 de março, nas estações Mercado, Canoas, Esteio, Sapucaia, São Leopoldo e Novo Hamburgo.
Em 11 de março, a Trensurb começa a transformar seu cartão SIM Unitário em SIM Múltiplo. A partir dessa data, por um período experimental inicial de 30 dias, os cartões de passagem do metrô vendidos nas estações Mercado, Canoas, Esteio, Sapucaia, São Leopoldo e Novo Hamburgo permitirão o carregamento com créditos para até dez viagens. Esses créditos não terão um prazo limite para utilização, sendo válidos indefinidamente para uso – exclusivo – nos bloqueios do metrô.
A colocação de créditos poderá ser realizada somente no momento da compra. Após a utilização de todas as passagens, o cartão deverá ser introduzido no bloqueio do metrô para recolhimento, como já ocorre com o cartão SIM Unitário.
Os cartões unitários já existentes no sistema poderão ser reutilizados como cartões múltiplos e, em breve, novos cartões com a identidade visual do SIM Múltiplo estarão disponíveis. Após o período experimental, a venda do cartão múltiplo deve ser ampliada para as demais estações do metrô.
Oferecendo a possibilidade de compra de diversos créditos de uma só vez, sem necessidade de cadastramento prévio, a Trensurb busca proporcionar aos usuários do metrô mais praticidade e menos tempo de espera nas filas das bilheterias.
SIM Passagem Antecipada
O cartão SIM Múltiplo não substitui, no entanto, o cartão SIM Passagem Antecipada, aceito também nos ônibus urbanos e lotações de Porto Alegre e que dá direito a um desconto de 10% nas integrações do metrô com linhas de ônibus da capital. Diferentemente do novo cartão múltiplo, o SIM Passagem Antecipada possibilita ainda a transferência de créditos para um novo cartão em caso de perda ou roubo e pode ser recarregado com créditos equivalentes a trezentas viagens de metrô. A solicitação de confecção do cartão SIM Passagem Antecipada exige, porém, um cadastramento, que pode ser realizado no quiosque de atendimento localizado na Estação Canoas, de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, ou no Centro Integrado de Passagem Escolar e Isenção, na Rua Uruguai, 45, Centro de Porto Alegre, também de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.
Fonte: Trensurb