Em maio de 2015, a Prefeitura de Porto Alegre lançou o edital de licitação do transporte coletivo que resultou na participação e vitória das empresas de ônibus que operam na cidade. Antes disso, em 2014, houve duas tentativas do poder público de abrir a concorrência, uma delas inclusive, com abrangência internacional. Entretanto, não surgiram interessados na prestação do serviço. As empresas de ônibus de Porto Alegre optaram por não participar das duas licitações anteriores por considerem o edital inviável financeiramente.
Diante de modificações no terceiro edital, as companhias enxergaram a possibilidade de se lançarem candidatas. Além das empresas já atuantes em Porto Alegre, apenas uma de fora entrou na concorrência, porém foi considerada inapta diante dos critérios estabelecidos no certame.
Em 24 de setembro de 2015, as atuais operadoras foram declaradas vencedoras e em 09 de outubro do mesmo ano assinaram o contrato de concessão do serviço. A nova operação teve início em 22 de fevereiro de 2016.
Consórcios vencedores:
Mob (lote 1 e lote 2 – Bacia Norte/Nordeste)
Viva Sul (lote 3 e lote 4 – Bacia Sul)
Via Leste (lote 5 – Bacia Leste/Sudeste)
Mais (lote 6 – Bacia Leste/Sudeste)
Foto: Evelim Estrada