
Nesta última quinta-feira (10/04/2025), foi realizado o Fórum de Transporte Seguro, no auditório da Associacao dos Transportadores de Passageiros (ATP Porto Alegre), com a participação de diversos convidados dos setores, como EPTC, Brigada Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, empresas de ônibus e entidades ligadas ao transporte coletivo. No evento, foram mostrados dados e discutidas as ações que estão sendo feitas.
Desde 2016, o Fórum Transporte Seguro, tem se consolidado como uma iniciativa fundamental para a segurança no transporte coletivo da capital gaúcha. Em oito anos de atuação, o projeto obteve resultados significativos: a redução no número de ocorrências passou de 915 registros em 2016 para apenas 61 em 2024, representando uma queda superior a 93%.
O projeto envolve ações integradas de monitoramento, capacitação de profissionais, uso de tecnologias embarcadas e cooperação com forças de segurança pública, além de campanhas de conscientização com a comunidade. Essa atuação conjunta tem garantido não apenas a redução de ocorrências, mas também mais tranquilidade para passageiros e operadores do sistema.
Com os resultados alcançados até aqui, o Transporte Seguro segue como referência de boas práticas em segurança no transporte coletivo urbano, reafirmando o compromisso das entidades com um serviço cada vez mais seguro e eficiente para a população de Porto Alegre. Adailton Maia, gerente de Fiscalização do Transporte e um dos coordenadores do Fórum Transporte Seguro, afirma que “em razão dos resultados obtidos, o transporte público de Porto Alegre é utilizado como modelo em segurança por outras capitais, como Rio de Janeiro e São Paulo, onde os índices de ocorrências permanecem em alta”.
Texto: ATP