A prefeitura apresenta o balanço da renovação da frota do transporte coletivo por meio do programa MaisTransporte. Somente neste ano de 2024, foram 152 novos ônibus incorporados à frota, incluídos os 12 elétricos do projeto de eletrificação do transporte coletivo de Porto Alegre. A meta apresentada no início da gestão era de 400 novos ônibus, o que será ultrapassado até o final do ano.
“Esta qualificação tem o objetivo de recuperar, valorizar e dar mais conforto no atendimento ao usuário do transporte público de Porto Alegre. Com uma oferta maior de viagens e ônibus novos, queremos dar agilidade e tornar os deslocamentos mais atrativos e seguros para os passageiros“, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.
De 2022 a 2023, foram incorporados 244 ônibus zero quilômetro à frota do transporte coletivo de Porto Alegre. Em 2024, até este mês, chegaram mais 152 veículos, totalizando 396 ônibus novos, com ar-condicionado, em circulação em todas as regiões da Capital. Até o final do ano está prevista a chegada de mais ônibus novos, entre mais de 60 veículos já adquiridos e em fase de produção.
Linhas 100% elétricas – Em 2024, entraram em operação 12 ônibus do projeto de eletrificação da frota do transporte coletivo de Porto Alegre nas três linhas 100% elétricas E178 – Praia de Belas, E378 – Integradora e E703 – Vila Farrapos. “Com uma operação em torno de 65% mais barata que o diesel, mais sustentável e eficiente, o maior beneficiado neste projeto é o passageiro, que tem uma experiência diferenciada em ônibus silenciosos e com Wi-Fi gratuito, o que torna o transporte público mais confiável e atraente”, conclui Castro Júnior.
Mais Transporte – A prefeitura implantou em 2022, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU), o programa Mais Transporte com o objetivo de qualificar o serviço de transporte público prestado aos usuários, garantir a sustentabilidade, o equilíbrio financeiro e a eficiência operacional, com transparência nas informações e dados do Sistema Municipal de Transporte Público e de Circulação (SMTPC) do Município de Porto Alegre.
Fonte: EPTC
Texto: Gustavo Roth
Edição: Gilmar Martins