Para facilitar o acesso ao Acampamento Farroupilha, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) preparou um esquema especial de trânsito e transporte na região do Parque Harmonia. Desde a segunda-feira, 2, é proibido estacionar na rua Otávio Francisco Caruso da Rocha. O evento acontece entre 7 e 22 de setembro.
Agentes da EPTC estarão monitorando diariamente a região e, em caso de movimento intenso de veículos, poderá ocorrer bloqueio do acesso à avenida Augusto de Carvalho pela avenida Loureiro da Silva. Neste caso, os motoristas devem seguir pela Loureiro da Silva, pegar a rua Antônio Klinger Filho, avenida Borges de Medeiros e chegar até o acampamento pela Aureliano de Figueiredo Pinto.
Transporte – Para usuários de táxis, há uma área de embarque e desembarque na avenida Augusto de Carvalho, no lado direito do sentido Centro/bairro da via, no trecho compreendido entre a avenida Loureiro da Silva e a rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, e um ponto na rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, em frente à Justiça Federal. Durante a noite, haverá um ponto extra na Rótula das Cuias.
O embarque e desembarque no transporte por aplicativos ocorrerá na Augusto de Carvalho, sentido bairro/Centro, esquina com a Otávio Francisco Caruso da Rocha, pouco antes da parada do T1. Os frequentadores do Parque também terão ponto sinalizado para aplicativos no lado esquerdo da rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, em frente à Justiça Federal. Tanto os espaços para embarque e desembarque de táxi quanto por aplicativo estarão sinalizados, além disso os agentes de fiscalização estarão no local para orientar usuários e motoristas.
O transporte público também é uma opção para chegar ao Parque Harmonia. O Acampamento Farroupilha é atendido por 36 linhas de ônibus em dias úteis, 33 aos sábados e 30 aos domingos. Além das linhas que atendem entre as 05h às 23h, os frequentadores do Parque terão a opção das linhas que atendem o transporte na madrugada, a C5 e os madrugadões, que têm ponto de embarque na Loureiro da Silva e na Borges de Medeiros. As linhas e seus respectivos pontos de parada podem ser conferidos pelos aplicativos Cittamobi e Moovit.
Piquete EPTChê – Além das alterações de trânsito, a EPTC programou uma série de atividades que vão acontecer no piquete EPTChê. A programação prevê visitas de escolas, grupos de idosos, organizações não-governamentais (ONG’s) e público geral. As atividades vão ser realizadas pela equipe da Escola Pública de Mobilidade da EPTC.
Texto de Thomas Gregório (estagiário)/Supervisão: Aline Rímolo
Edição de Andrea Brasil
Fonte: Prefeitura de Porto Alegre