Após período de testes, treinamento operacional e planejamento, a partir desta segunda-feira, 19, terá início a operação das três linhas de ônibus 100% elétricas do projeto piloto de eletrificação da frota de transporte coletivo de Porto Alegre. As linhas vão operar oito ônibus do modelo Marcopolo Attivi Integral e quatro veículos modelo eMillenium Caio/Eletra em rotas de até 190 quilômetros de percurso diário. 

O projeto-piloto é composto por doze ônibus elétricos e por três estações de recarga, operando de forma integrada por meio de uma plataforma de gestão, o que permitirá a realização de testes de funcionalidade em tempo real e do modelo de negócio.

Para dar oportunidade de experimentar este modelo de veículo sustentável, nos primeiros meses da operação ao utilizar estas novas linhas os usuários do Cartão TRI irão usufruir da gratuidade na segunda passagem, se embarcarem em uma linha diferente no prazo de 30 minutos após desembarcar do ônibus elétrico. 

As três linhas terão passagem pelo Centro Histórico com embarque no Terminal Mercado – Borges de Medeiros, entre a avenida Mauá e a Av. Júlio de Castilhos, sendo duas com destino ao bairro no Terminal Princesa Isabel (Azenha) e uma em direção ao bairro Humaitá, para o Terminal da rua José Pedro Boessio, junto à Estação Anchieta do Trensurb, passando pela Arena.

Entre as principais características do ônibus elétrico estão a eliminação de emissão de gases resultantes da queima de combustíveis sólidos, estimada em 1.000 toneladas/ano. Além disso, por ser silencioso, o veículo também oferece este conforto aos passageiros.

Nos últimos meses foram realizadas uma série de capacitações de motoristas, técnicos em manutenção e procedimentos de recarga, além da verificação dos itinerários com eventuais podas de árvore, análise de raio de giro dos veículos, entre outras verificações técnicas importantes para o planejamento operacional. 

Ônibus elétricos – O Attivi Integral da Marcopolo tem 12,95 metros de comprimento, capacidade para até 81 passageiros, com 36 assentos, autonomia de até 280 quilômetros rodados, baterias LFP com 396,8kWh  (Quilowatt-hora) de capacidade com tempo de recarga de quatro horas. O ônibus da eMillenium da Caio/Eletra possui 12,1 metros de comprimento, capacidade para 70 passageiros, com 28 assentos, autonomia de 200 a 250 quilômetros e banco de baterias 360kWh.

Linhas 100% elétricas – E178 Praia de Belas, E378 Integradora Centro e E703 Vila Farrapos

A linha E178 Praia de Belas vai operar 41 viagens diárias, com quatro ônibus, em um trajeto circular entre o Terminal Princesa Isabel (Azenha) e o Centro Histórico, passando pelos bairros Menino Deus, Praia de Belas e Gasômetro. Ao iniciar a operação elétrica a linha deixará de ser atendida com terminal na rua Uruguai e passará a atender no Terminal Mercado – Borges de Medeiros.

Itinerário

Bairro-Centro – Terminal Princesa Isabel (Azenha), Av. Bento Gonçalves, Av. João Pessoa, Av. Princesa Isabel, Av. da Azenha, Rua José de Alencar, Av. Praia de Belas, Av. Borges de Medeiros, Av. Loureiro da Silva, Av. Pres. João Goulart, Rua Siqueira Campos, Av. Júlio de Castilhos, Largo Visconde de Cairú, Av. Mauá, Av. Borges de Medeiros, Terminal Mercado – Borges de Medeiros;

Centro-Bairro – Terminal Mercado – Borges de Medeiros, Av. Borges de Medeiros, Av. Júlio de Castilhos, Largo VIsconde de Cairú, Av. Mauá, Av. Pres. João Goulart, Av. Loureiro da Silva, Rua Antônio Klinger Filho, Av. Borges de Medeiros, Rua José de Alencar, Av. da Azenha, Av. Princesa Isabel, Av. Bento Gonçalves, Terminal Princesa Isabel (Azenha);

A nova linha E378 Integradora Centro vai operar 42 viagens diárias, com quatro ônibus, em um trajeto circular entre o Terminal Princesa Isabel (Azenha) e o Terminal Mercado – Borges de Medeiros, com o objetivo de fazer a interligação entre os hospitais Ernesto Dornelles, Instituto do Coração, Clínicas, Pronto Socorro (HPS), Complexo Hospitalar da Santa Casa e o Centro Logístico de Medicamentos Especiais (CELME).

Itinerário

Bairro-Centro – Terminal Princesa Isabel (Azenha), Av. Bento Gonçalves, Av. João Pessoa, alça lateral viaduto Imperatriz Leopoldina, Av. Loureiro da Silva, Av. Pres. João Goulart, Rua Siqueira Campos, Av. Júlio de Castilhos, Largo Visconde de Cairú, Av. Mauá, Av. Borges de Medeiros, Terminal Mercado – Borges de Medeiros;

Centro-Bairro – Terminal Mercado – Borges de Medeiros, Av. Borges de Medeiros, Av. Júlio de Castilhos, Rua da Conceição, Túnel/Elevada Nossa Senhora da Conceição, Rua Sarmento Leite, Av. Osvaldo Aranha via corredor, Rua Ramiro Barcelos, Av. est, Av. da Azenha, Av. Bento Gonçalves, Terminal Princesa Isabel (Azenha);

A linha E703 Vila Farrapos vai operar 32 viagens diárias, com quatro ônibus, em um trajeto entre o Centro Histórico e o terminal de ônibus da avenida José Pedro Boéssio, junto à estação Anchieta do Trensurb, passando pelos bairros Farrapos, Humaitá e região da Arena.

Itinerário

Bairro-Centro – Terminal da rua José Pedro Boessio, Rua José Pedro Boessio, Av. Ernesto Neugebauer, Av. Jaques Machado, Av. José Aloísio Filho, Rua José Pedro Boessio, Av. Gilberto Lehnen, Rua Airton Ferreira da Silva, Rua Voluntários da Pátria (contorno da Arena), Av. Padre Leopoldo Brentano, Av. A. J. Renner, Rua Graciano Camozzato, Rua Frederico Mentz, Rua São Jorge, Rua Voluntários da Pátria, Av. Sertório, Av. Pres. Franklin Roosevelt, Av. Farrapos (corredor), Av. Farrapos, Rua da Conceição, Av. Mauá, Av. Borges Medeiros, Terminal Mercado – Borges de Medeiros;

Centro-Bairro – Terminal Mercado – Borges de Medeiros, Av. BOrges de Medeiros, Av. Júlio de Castilhos, Rua da Conceição, Rua Voluntários da Pátria, Rua do Parque, Rua Conde de Porto Alegre, Rua Quintino Bandeira, Av. Pres. Franklin Roosevelt, Rua Comendador Tavares, Rua Voluntários da Pátria, Rua São Jorge, Rua Frederico Mentz, Rua Graciano Camozzato, Av. A. J. Renner, Av. Gilberto Lehnen, Rua Airton Ferreira da Silva, Rua Voluntários da Pátria (contorno da Arena), Av. Padre Leopoldo Brentano, Rótula da A. J. Renner, Rua José Pedro Boessio, Terminal Av. José Pedro Boessio;

Para melhor planejar seus deslocamentos e se informar sobre as linhas e itinerários do transporte público, os usuários podem utilizar os serviços de consulta disponíveis no site linhas.eptc.com.br e nos aplicativos 156+POA, Cittamobi, Moovit, e TRI, o app do Cartão TRI, para consultar a localização dos ônibus em tempo real, com GPS em 100% da frota. 

Os usuários do transporte público de Porto Alegre podem emitir, sem custo, o seu Cartão TRI de Passagem Antecipada do sistema de bilhetagem eletrônica, e fazer recargas pelo app TRI POA, disponível para smartphones ou tablets, e assim ter agilidade nos embarques. Os passageiros também podem adquirir no aplicativo uma passagem única em QR Code ou comprar até dez unidades, com pagamento por pix. Após a compra, o QR Code fica disponível dentro do aplicativo para ser apresentado ao validador ao passar na roleta do ônibus.

Texto de Gustavo Roth

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre