O transporte coletivo de Porto Alegre vai operar com uma oferta de 90% dos dias úteis a partir desta quinta-feira, 23. No sábado, 25, e no domingo, 26, o atendimento mantém a oferta normal de final de semana. Todas as notificações sobre as linhas, rotas alteradas e a localização dos ônibus em tempo real, com GPS em 100% da frota, estão atualizadas no aplicativo Cittamobi, disponível para smartphones iOS e Android.
A Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU) e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizam uma análise diária da operação para reforçar as linhas que apresentam maior demanda e assim adequar às necessidades dos usuários. Devido ao comprometimento da malha viária nas áreas impactadas com o alagamento, sobretudo nas regiões mais afetadas como Centro, Humaitá e 4º Distrito, muitas linhas ainda sofrem desvios e mudança nos terminais.
“Já estamos com 76% da oferta de transporte de um dia útil para atender uma demanda de 58% do volume de passageiros que costumamos receber. Os atrasos são devido à circulação de muitos veículos de ajuda humanitária nos corredores e faixas exclusivas de ônibus para dar agilidade ao atendimento emergencial e por causa de desvios por vias sem priorização do transporte coletivo, o que compromete a regularidade da operação. Por isso é importante consultar a localização dos ônibus e os alertas no aplicativo Cittamobi”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.
A Secretaria de Mobilidade Urbana reforça que o Cittamobi é o canal mais atualizado para se informar sobre o transporte público. Ao lado da linha ou ponto de parada selecionado há um sinal de exclamação com um aviso sobre alteração de itinerários, áreas bloqueadas devido à alagamento e horários de chegada dos ônibus. Os usuários poderão ainda esclarecer dúvidas sobre o funcionamento das linhas e os itinerários pelo app 156+POA, telefone 156 e 118 do Atendimento ao Cidadão. As informações são atualizadas, em tempo real, com os mapas dos desvios, pelo perfil @EPTC_POA na rede X (o antigo Twitter) e no Threads.
Cittamobi – Já foram enviados mais de 600 alertas para os usuários do aplicativo Cittamobi sobre as linhas com desvio, com 4 milhões de visualizações e 180 mil interações com os usuários. Também é possível acessar o aplicativo pela função GPS do app Cartão Tri. Para conferir os horários de chegada dos ônibus, clique na tela do mapa, selecione o ponto de parada desejado ou digite nome da linha e verifique se há um sinal de alerta sobre alterações de rota. Uma tela com os próximos ônibus a passar neste local irá abrir e nela é possível verificar o destino da linha e a previsão do horário de chegada. No aplicativo também estão disponíveis as melhores rotas. Na parte superior da tela do mapa você encontra o campo “Vai pra onde?”. Basta colocar o endereço de destino. As rotas podem ser personalizadas com a aplicação de filtros de acordo com a sua preferência.
Texto de Gustavo Roth
Edição de Cristiano Vieira
Fonte: Prefeitura de Porto Alegre