Em operação desde o início do evento climático, a Central de Transporte Enchente da Prefeitura de Porto Alegre segue com o atendimento à população para o traslado gratuito de cidadãos resgatados aos abrigos cadastrados, além de entregas de mantimentos, alimentação, água, entre outras demandas de ajuda humanitária. O objetivo é dar agilidade na oferta de transportes e garantir o atendimento a quem mais precisa. Realizado pelas equipes técnicas e de fiscalização da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), o serviço conta com apoio da Associação de Transportadores de Passageiros (ATP), Carris, Cittamobi e Cittati.
O secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, reforça a importância da operação. “Esta é uma estrutura de logística que atende resgates, transporte de equipamentos, grupos de voluntários, forças de segurança, alimentos ou mercadorias para atender as necessidades das pessoas que mais precisam, os desabrigados que perderam as suas casas e precisam de atenção, conforto e acolhimento”, destaca.
Somente neste final de semana, 11 e 12 de maio, em 23 traslados de ônibus foram transportadas mais de 420 pessoas, além de centenas de cobertores, colchões, bombonas de água, 40 cadeiras de rodas, 20 andadores e dez pares de muletas distribuídos entre os abrigos. Veículos particulares também são utilizados para demandas pontuais que não necessitem grandes volumes de cargas. Nestes dois dias, outras 25 pessoas, duas camas e mais de 600 marmitas foram transportadas em automóveis locados à serviço da prefeitura ou caminhões e veículos, com motoristas, cedidos pelos operadores de transporte.
Entre as solicitações atendidas diariamente, o traslado, de ida e volta, de cidadãos abrigados para as Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h), é garantido nas 162 estruturas emergenciais de assistência fornecidas à população atingida. A partir desta segunda-feira, 13, a Central também fará o traslado do efetivo do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) para os seus locais de atuação.
As demandas são encaminhadas por um canal exclusivo, via WhatsApp, solicitadas pelas estruturas próprias da prefeitura, Defesa Civil, Brigada Militar, Polícia Rodoviária, Exército e organizações da sociedade civil. Após avaliação e certificação dos contatos responsáveis pela retirada e entrega do pedido, o tipo de transporte mais adequado é colocado em operação para atender todas as solicitações.
Texto de Gustavo Roth
Edição de Gilmar Martins
Fonte: Prefeitura de Porto Alegre