Foi lançado hoje (14), em cerimônia junto à Prefeitura, o tão aguardado sistema de GPS dos ônibus de Porto Alegre. A nova funcionalidade, que passa a estar disponível no aplicativo do cartão TRI, tem informações em tempo real e permite, entre outras facilidades, conferir quais linhas passam em cada ponto e quando o ônibus chegará à parada. “Além de facilitar a utilização do transporte coletivo em nossa cidade, a ferramenta dá mais segurança ao passageiro que pode ir para o ponto sabendo a previsão de chegada do seu ônibus, sem a necessidade de uma espera maior e com uma melhor gestão do seu tempo”, comenta a presidente da Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP), Tula Vardaramatos.
O diretor executivo da ATP, Gustavo Simionovschi, explica que a tecnologia permite um acompanhamento mais preciso da operação, o que facilita o planejamento e a identificação de melhorias. “É uma novidade que é excelente para todos, clientes, empresas de ônibus e órgão gestor, pois os dados estão ali, facilitando a utilização, o controle e a fiscalização do serviço”, destaca.
O app do cartão TRI está disponível para IOS e Android. Quem já havia baixado o aplicativo antes da novidade, precisa atualizar a versão. Fazendo isso, terá a nova tela com a função GPS entre os outros serviços que já estavam disponíveis como compra de créditos, saldo e últimos usos. Ao selecionar GPS, o cliente será direcionado para acessar a ferramenta Cittamobi, onde poderá aproveitar todos os recursos da tecnologia.
A funcionalidade permite saber se o ônibus é climatizado e tem acesso para pessoas com deficiência. Ao selecionar o mapa do app, ele já indica onde o usuário está e mostra quais linhas passam naquele ponto e em que horário, além de mostrar as características do veículo. É preciso considerar, apenas, que a previsão de chegada do coletivo sofre atualizações contínuas, pois pode haver variações de minutos conforme a situação do trânsito. Marcando a linha desejada, é possível também programar a viagem para que o próprio app avise em que parada o passageiro tem que descer. Outra alternativa que o usuário tem, ao utilizar a opção “traçar rota”, é colocar o ponto de origem e o de destino para obter o melhor percurso, visualizando, inclusive, a distância que precisará percorrer a pé. É possível eleger, ainda, as paradas e linhas favoritas, o que agiliza o uso da plataforma.
Para o diretor da ATP, a expectativa é que a novidade torne o serviço mais competitivo. O objetivo, segundo destaca, é frear a queda no número de passageiros, resgatando antigos clientes e atraindo novos. “As empresas de ônibus estão focadas em fazer os investimentos, acrescentando inovações e qualificação ao sistema”, relata Simionovschi.
A tecnologia que está sendo utilizada no GPS é das empresas Prodata e Cittati.
Fonte: ATP