Entraram em funcionamento neste sábado, 24, mais nove estações do BikePOA. No lançamento do novo sistema, em fevereiro, 11 estações já haviam sido disponibilizadas na cidade. De acordo com a programação, outras 15 estações serão entregues aos usuáriosnesta quarta-feira, 28. Até o final de abril, devem ser instaladas as seis restantes, somando 41, com 410 bicicletas à disposição dos usuários do sistema. Até o momento, mais de 210 mil usuários na Capital já utilizam bicicletas compartilhadas. O sistema BikePOA é patrocinado pelo Itaú Unibanco, com o apoio da prefeitura, por intermédio da EPTC, e operação da Tembici.
– Entre as novidades do sistema estão as diversas formas de acesso ao serviço: os planos podem ser adquiridos pelo site Bike Itaú, aplicativo (Bike Itaú, disponível nos sistemas Android e iOS) ou ponto físico de atendimento. As bicicletas podem ser retiradas por aplicativo (Bike Itaú) ou cartão de usuário. A compra de um plano dará direito a viagens ilimitadas de até 60 minutos, com intervalos de 15 minutos entre elas. Caso as viagens tenham mais que 60 minutos e a regra do intervalo não for respeitada, os excedentes serão tarifados em R$ 5 por hora excedente. Outra novidade é que a retirada das bicicletas pode ocorrer pelo cartão TRI. O número do cartão deve estar associado ao cadastro do usuário no BikePOA. Essa integração pode ser feita pelo site ou app.
– O design dos veículos é mais moderno e exclusivo para compartilhamento. As bicicletas são mais leves, ergonômicas e robustas. O cesto é adaptável para o tamanho da bagagem de mão do ciclista e não acumula água ou sujeira. Os pneus têm lados reflexivos e Aro 24 para proporcionar pedaladas mais dinâmicas, seguras e confortáveis.
– As bicicletas possuem tecnologia antifurto, exclusiva no Brasil. O cobre-corrente protege a roupa do ciclista. O sistema de freio “Roller Brake” (freio de rolete) garante freadas mais seguras. A configuração de marchas pode ser feita em três velocidades, e os refletores frontais e traseiros possuem iluminação “Dynamo”, com 10 mil horas de vida útil e que permanece aceso por até 90 segundos, dando mais segurança ao ciclista que aguarda no semáforo.
– Operam de forma ágil, inteligente e simples. O abastecimento é realizado por painéis solares que garantem a autossuficiência energética. A solução modular torna possível adicionar ou remover os suportes de estacionamento de bicicletas, conforme a necessidade, sem precisar de fixação ao solo. Os quiosques possuem interface de pagamento digital, de forma mais didática e de fácil utilização, com comunicação sem fio que agiliza o processamento de pagamentos e a transmissão de dados. Estação 12 – Ufrgs / Arquitetura Av. Sarmento Leite, esquina avenida Osvaldo Aranha Estação 14 – Lima e Silva Rua General Lima e Silva, oposto ao nº 591 Estação 21 – Praça Itália Rua Cecília Meireles, esquina com Borges de Medeiros Estação 22 – Bastian Av. Bastian, em frente ao nº 332 / esquina com Múcio Teixeira Estação 25 – Nacional Rua Múcio Teixeira / esquina com rua Barão de Gravataí Estação 26 – Praça Garibaldi Rua José do Patrocínio / Praça Garibaldi Estação 27 – João Pessoa Praça Piratini, esquina com a av. João Pessoa Estação 29 – Praça Major Joaquim de Queirós Av. Jerônimo de Ornelas / rua Santana Estação 30 – Vieira de Castro Rua Vieira de Castro, em frente ao número 133.
Fonte: Prefeitura de Porto Alegre – Texto de Claudio Furtado e Gabriela Duarte / Edição de Andrea Brasil